quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Ciúmes

Não entendo este sentimento. Se amas alguém de verdade queres ver essa pessoa feliz, ainda que não seja contigo e te custe a tua felicidade. Se o queres contigo e sabes que ele já não gosta de ti, isso será demasiado amor-próprio teu, mas pouco respeito e carinho pela pessoa amada e em última análise por ti mesmo.

As pessoas devem ser livres e devem respeitar as liberdades dos outros. Amor é isso mesmo, respeito pela nossa liberdade e pela dos outros. Até hoje acho que me chateei umas duas ou três vezes (namoro há 18 anos). Na última vez estávamos numa loja de óptica e a senhora que estava a atender o meu namorado pôs-lhe a mão no ombro e piscou-lhe o olho. Ora, se fosse ciúmes seria em relação a ele, certo? Eu chatear-me-ia com a atitude dele? No entanto o que me chateou foi o descarado da atitude da senhora mesmo na minha cara. A falta de respeito… e de brio profissional. Será isto enquadrado no sentimento de ciúmes? Mais uma vez afirmo: não compreendo de todo o sentimento!

 Já nas amizades sou a mesma coisa. No 8.º ano tive um amigo que, com um grande discurso, me explicou porque se tinha afastado de mim. Vou ser sincera: nem dei pelo afastamento. Se os meus amigos querem estar ao meu lado tudo bem, se não querem é para a frente que é o caminho. Quem gosta gosta, quem não gosta “que vá cagar à mata”! E há alturas em que me apetece sair e outras não. Se isto é verdade em relação a mim, também o há-de ser em relação aos meus amigos, portanto se não querem estar comigo eu prefiro não assumir nada. Não estou com um, estou com outro, sem stresses!

Só houve uma coisa que até hoje não permiti: não me dêem a escolher! Se me disserem: tens de escolher entre mim e a fulana tal, eu escolho sempre quem não me deu a escolher, quem não me retirou a minha liberdade. Ainda que no fim possa ficar sozinha. Estou muito bem comigo mesma!

Há por aí alguém que me explique porque são os ciúmes bons ou porque são “normais”  nas pessoas? E não são os ciúmes, também, falta de confiança nas pessoas?

8 comentários:

TheNotSoGirlyGirl disse...

Eu acho que uma certa dose de ciume é bom.Ciume acabar por ser uma manifestacao do medo de perder a outra pessoa, mas demasiado também revela muita inegurança. Não sei. Eu raramente tenho ciumes do que quer que seja -- nao me ralo, sabes. As vezes ate acho se nao havera algo de errado comigo porque é muito muito raro ter ciumes! Já tive sim, mas quando vi uma rapariga a fazer-te cara podre ao meu namorado. E apeteceu-me matar a rapariga. Ok, maybe isso nao foram bem ciumes..lool mas sim, sao normais, e em dose adequada são normais em qualquer relacao! Mas gosto da tua atitude do "estou muito bem comigo mesma"! eu sou igual!

MAG disse...

Ok, mas como é que se demonstra uma certa dose de ciúme? E não é ciúme também falta de confiança nas pessoas?
Pelos vistos és bem parecida comigo ;)

TheNotSoGirlyGirl disse...

Não acho que seja falta de confiança nas pessoas. Os sentimentos das pessoas mudam, mas isso nao quer dizer que a pessoa te vá enganar, percebes o que quero dizer? Demonstrar a certa dose para mim é fazer uns quantos comentários, meu sarcásticos mas com bons fundamentos lol para fazer a outra pessoa perceber que a atitude dela te esta a fazer ciumes.. Agora fazer cenas enooormes e ultimatos, isso é exagerado!

R: se tens de ir ao dentista, vai! nao deixes arrastar isso muito tempo porque depois pode ser pior! odeio ir e obrigo-me a ir sempre! Ainda tou para ver se ela me vai querer arrancar os sisos! tou cheia de medo mas se for, la terá de ser :(

Gata disse...

Não sou muito ciumenta, a menos que tenha motivos claros :)
Bjs

Sílvia Barros disse...

Ciume q.b. acho que apimenta a coisa.Acho até saudável de existir.

MAG disse...

É mesmo assim que deve ser :)

MAG disse...

Mandar umas boquinhas só para ter reacção na altura certa e coisas assim do género?
Está tudo bem?

Girl in the Clouds disse...

Eu acho normal existir um pouco de ciúme, são tais sentimentos contraditórios que o amor traz, mas o ciúme tem que ser controlado, se não dá para o torto!!