terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ode aos professores

*Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os, dizendo:*

*Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.*

*-Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.*

*-Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...*

*Pedro interrompeu:*

*- Temos que aprender isso de cor?*

*André disse:*

*- Temos que copiá-lo para o papiro?*

*Simão perguntou:*

*- Vamos ter teste sobre isso?*

*Tiago, o Menor queixou-se:*

*- O Tiago**, o Maior está sentado à minha frente, não vejo nada!*

*Tiago, o Maior gritou:*

*- Cala-te queixinhas!*

*Filipe lamentou-se:*

*- Esqueci-me do papiro-diário.*

*Bartolomeu quis saber:*

*- Temos de tirar apontamentos?*

*João levantou a mão:*

*- Posso ir à casa de banho?*

*Judas Iscariotes exclamou:*

*(Judas Iscariotes era mesmo malvado, com retenção repetida e vindo de outro Mestre)*

*- Para que é que serve isto tudo?*

*Tomé inquietou-se:*

*- Há fórmulas? Vamos resolver problemas?*

*Judas Tadeu reclamou:*

*- Podemos ao menos usar o ábaco ?*

*Mateus queixou-se:*

*- Eu** não entendi nada... ninguém entendeu nada!*

*Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:*

*- Onde está a tua planificação?*

*- Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada?*

*- E a avaliação diagnóstica?*

*- E a avaliação institucional?*

*- Quais são as tuas expectativas de sucesso?*

*- Tens a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?*

*- Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios?*

*- Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?*

*- Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo?*

*- E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?*

*- Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes?*

*- Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?*

*Caifás, o pior de todos os fariseus, disse a Jesus:*

*- Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva!*

*... E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...*

Muito sinceramente gabo a paciência aos professores, eu não creio que fosse capaz de lidar com tantas personalidades à frente.  A continuação DE BOM ANO LECTIVO a quem se aplicar.
Bjs

PS: Mail que circula em corrente entre os professores, e não só, e que resolvi partilhar. Não identifiquei a autoria porque não vinha assinado. Se houver algum problema, por favor contactem-me que eu retiro.

7 comentários:

Turista disse...

Querida MAG, tu inventaste isto tudo?!? A sério?
Estou KO ;)
Beijinhos :O

MAG disse...

Não! Nem saberia. Não sou professora e estou longe disso. Ouço, de vez enquanto, os meus pais e tios a falar e resolvi enaltecer a tão nobre profissão, partilhando o texto no blog.

Eu é mais leis e afins :)

Bjs

M. disse...

Já tinha lido. Mas gosto de o ver aqui.

Os professores são os novos mártires...e ninguem parace disposto a fazer qualquer milagre...

Anónimo disse...

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus
Fds, se têm um reino nos céus, porque é que não vão para lá e deixam de lixar a vida aos professores?

Com Duas Pedras de Gelo disse...

Não conhecia. Gostei de ler :)

CoriscaRuim disse...

Eu, professora de crianças felizes, fiquei agora sem saber se ria ou chorava...
...Ao que chegamos!

Pobres de espírito precisam é de toques de chamada e não do Reino dos Céus porque este está reservado aos professores...

...Vou roubá-lo, MAG!

MAG disse...

Estás à vontade CoriscaRuim, acho muito bem :)

Bjs