segunda-feira, 18 de abril de 2011

Chefe de férias...

A chefe está de férias e portanto esta semaninha vai ser rápida e fácil, certo? NOP. Tenho montanhas de trabalho para acabar esta semana, cortesia da minha chefe. Fora isso, como ela está fora, respondo ao chefe da chefe que insiste em corrigir cada vírgula que eu coloco e questionar cada palavrinha, não me vá dar para ter dúvidas de que ele é um ser em muito superior a mim.

Vai ser uma semana fantástica!!

Bjs

7 comentários:

  1. A minha chefe e o chefe da minha chefe estão ambos de férias. Por acaso nota-se logo no ambiente, o pessoal trabalha na mesma mas mais bem disposto.

    ResponderEliminar
  2. Os chefes são como as nuvens, quando se vão embora fica um dia lindo. Ahaha. Uma excelente semana para ti.

    ResponderEliminar
  3. Querida Mag, muita coragem... e esta semana é mais curtinha ;)

    ResponderEliminar
  4. O uso de moluscos gastrópodes (caracóis) para estudos neurobiológicos é vantajoso porque o seu sistema nervoso e comportamentos são intermediários em complexidade quando comparados a outros animais. Os padrões de atividade derivados do sistema nervoso central são modulados por informações periféricas provenientes de vários quimio e mecanorreceptores, os quais desempenham funções importantes na manutenção da homeostase interna. Assim, juntos, elementos centrais e periféricos permitem ao animal modular seu comportamento respiratório de acordo com suas demandas metabólicas. O objetivo deste trabalho originou-se da necessidade da compreensão da atividade respiratória do caracol pulmonado terrestre Megalobulimus abbreviatus, da identificação dos neurônios do sistema nervoso central envolvidos no seu controle, bem como da organização da inervação de uma estrutura-chave envolvida no comportamento respiratório deste animal, o pneumóstoma. Realizou-se a identificação dos neurônios do SNC que controlam o PNEUMÓSTOMA através de marcação retrógrada pelo nervo parietal posterior direito com cloreto de cobalto e biocitina; a descrição da morfologia e da histologia da região do PNEUMÓSTOMA, assim como a análise da presença de monoaminas, atividade acetilcolinesterásica e de imunorreatividade a FMRF-amida nesta região. Também foi realizada a investigação sobre uma provável relação entre o sistema dopaminérgico, serotoninérgico e peptidérgico com os neurônios identificados por marcação retrógrada nos gânglios nervosos centrais, através da comparação entre os neurônios retrogradamente marcados com neurônios imunorreativos à tirosina hidroxilase, serotonina e FMRF-amida. Neurônios retrogradamente marcados foram encontrados nos gânglios pedais, pleural direito, parietal direito e visceral. Encontrou-se na superfície do tegumento do PNEUÓSTOMA um epitélio constituído de uma única camada de células cilíndricas, com microvilosidades ou cílios como terminação apical, envolvido por uma camada muscular bem desenvolvida. Foi possível verificar que a organização da inervação na região do PNEUMÓSTONA está constituída de uma rede neural para suprir a camada muscular e ramos neurais mais finos que estão mais densamente distribuídos em um plexo na camada epitelial e subepitelial adjacente, onde corpos celulares neuronais foram identificados. A análise do padrão de inervação do PNEUMÓSTONA, juntamente com os dados da comparação entre neurônios retrogradamente marcados e imunorreativos no SNC, permitiu concluir-se que o neuropeptídeo FMRF-amida parece ter uma grande importância na regulação motora da região do PNEUMÓSTOMA, assim como a 5-HT, que provavelmente possui uma função motora ou modulatória nesta região, enquanto que a participação da dopamina no controle respiratório deve ser principalmente sensorial, responsável pelas informações provindas do tegumento do PNEUMÓSTOMA.

    ResponderEliminar
  5. Ui... Boa sorte MAG! Esta semana são só 4 dias ;)

    ResponderEliminar
  6. Boa sorte MAG, eu também estou de férias (o que se nota logo no blog) e estava mesmo a precisar.. =P beijo e boa semana..

    ResponderEliminar

Todos os comentários são sempre bem-vindos ;)